Institucionalização do tema do trabalho escravo na Educação – A metodologia do programa Escravo, nem pensar!
Resumo: Este artigo analisa a metodologia de formação de servidores da educação sobre o tema do trabalho escravo do programa Escravo, Nem Pensar! (ENP!), da Repórter Brasil. O objetivo é verificar o impacto dessa abordagem, que enseja o engajamento das escolas, provocando as secretarias a incluir a temática de modo institucional na rede de ensino por meio de sua inclusão nos documentos curriculares. Para isso, é realizado um estudo das redes estaduais do Maranhão e de Tocantins, que receberam a formação do ENP! entre 2015 e 2021. A metodologia utilizada consiste na análise dos resultados dos projetos de formação por meio de publicações do programa sobre o tema e da realização de entrevistas semiestruturadas com atores relevantes. Conclui-se que a metodologia do ENP! contribui diretamente para a institucionalização do assunto.
Palavras-chave: Trabalho escravo. Educação. Política pública. Prevenção. Institucionalização.
Autoria: Rodrigo Teruel e Vitor Camargo de Melo.