Escravo, nem pensar! no Tocantins

A publicação é fruto do projeto Escravo, nem pensar! no Tocantins, realizado em 2018 em 287 escolas de 92 municípios do estado. A ação teve como objetivo prevenir as atuais e futuras gerações de trabalhadores dos riscos do trabalho escravo. O caderno de resultados apresenta as principais experiências educacionais que deram vida ao projeto nas escolas, que, por sua vez, impactaram as comunidades locais. O material também traz um panorama do contexto de trabalho escravo e aliciamento no estado.

Sobre o projeto

Em 2018, a Repórter Brasil e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esporte do estado do Tocantins (Seduc-TO) implementaram o projeto Escravo, nem pensar! no Tocantins, por meio da formação continuada de gestores e técnicos da Educação da Seduc, alocados nas Diretorias Regionais de Educação de Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis. Uma vez formados, esses profissionais foram responsáveis pela multiplicação dos assuntos abordados para os professores das escolas participantes, que, por sua vez, inseriram a temática do trabalho escravo no currículo escolar por meio de atividades didáticas e projetos pedagógicos.

O projeto foi apoiado pelo Ministério Público do Trabalho e contou com a parceria da Comissão Pastoral da Terra e da Coetrae-TO (Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo no Tocantins).

 

Últimas publicações