Escravo, nem pensar! no Maranhão (2018)

O caderno reúne os resultados da segunda edição do projeto Escravo, nem pensar! no Maranhão, realizado em 2018 pela Repórter Brasil e a Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (Seduc-MA). O material apresenta as principais experiências educacionais desenvolvidas pelas 271 escolas participantes. O projeto foi implementado em 72 municípios e preveniu 227.900 pessoas do trabalho escravo.

Sobre o projeto

Em 2018, o Escravo, nem pensar! formou gestores e técnicos da Educação do Maranhão sobre os temas do aliciamento, migração, trabalho escravo, tráfico de pessoas e trabalho infantil. Foram envolvidos profissionais das Unidades Regionais de Educação (URE) de Bacabal, Barra do Corda, Caxias, Presidente Dutra, São Luís, Timon, Viana e Zé Doca. As UREs são unidades descentralizadas da Seduc responsáveis por administrar as escolas estaduais. Os servidores formados foram responsáveis por multiplicar os conteúdos abordados para os professores e prover as orientações necessárias para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e projetos educacionais.

A iniciativa contou com o apoio da Organização Internacional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho e parceria da Coetrae-MA (Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo no Maranhão).

Últimas publicações