Escravo, nem pensar! no Amazonas e Rondônia 2024
O “Escravo, nem pensar!”, programa educacional da Repórter Brasil, realiza em 2024 formações em Rondônia e no Amazonas sobre o trabalho escravo e crimes ambientais. A ação é voltada a profissionais da Assistência Social, que possuem contato diário com as comunidades socioeconomicamente vulneráveis e que são mais suscetíveis ao aliciamento para o trabalho escravo.
Até o momento, 105 profissionais de equipamentos de 88 municípios foram formados pelo projeto, prevenindo mais de 300 pessoas dos riscos do trabalho escravo. A iniciativa conta com o apoio do The Freedom Fund e do Ministério Público do Trabalho de Rondônia.
Desde 1995, mais de 1,4 mil trabalhadores foram escravizados nesses dois estados, principalmente no setor da pecuária, mas também no desmatamento, processamento de madeira, construção civil, reflorestamento e extrativismo vegetal. Os principais municípios na região com registros dessa grave violação são Chupinguaia (RO), Boca do Acre (AM), Pimenteiras do Oeste (RO), Porto Velho (RO) e Lábrea (AM).