Condições do trabalho na colheita do café

O Fascículo “Condições do trabalho na colheita do café”, produzido pelo programa Escravo, nem pensar!, traz um panorama da cadeia produtiva do grão e destaca as violações sofridas pelos trabalhadores nas fazendas. O Brasil é hoje o maior produtor de café do mundo, responsável por cerca de 37% de toda a produção mundial. A exportação dos grãos gerou, em 2018, aproximadamente 5 bilhões de dólares para a economia nacional.

A despeito de ser um dos mais lucrativos segmentos do agronegócio brasileiro, o setor cafeeiro ainda apresenta graves problemas trabalhistas, incluindo casos de trabalho escravo contemporâneo. Entre 2011 e 2017, 718 trabalhadores foram resgatados de fazendas de café. Além disso, fraude no pagamento por produção, informalidade, exposição a agrotóxicos e submissão ao trabalho escravo integram esse cenário crítico em lavouras brasileiras.

A publicação também traz dados técnicos acerca do setor cafeeiro, como o perfil fundiário das lavouras, a extensão das áreas ocupadas pela cultura, o ranking dos estados produtores e a relação dos principais países compradores do café nacional. A produção do material contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho.

Últimas publicações