Atividade sobre a pecuária está no ar

Esta proposta é especialmente desenvolvida para educadores e educadoras da Amazônia, mas também pode levantar a reflexão em outras partes do país

Você já parou pra pensar que há mais cabeças de gado no Brasil do que habitantes? E sabe que a floresta amazônica tem tombado para dar lugar a pastagens? Essas são algumas das perguntas colocadas na nova atividade que acaba de ser lançada em nosso site, na seção Para a sala de aula. Seu objetivo é tentar enfocar os impactos socioambientais da pecuária, atividade econômica que concentra o maior número de casos de trabalho escravo em nosso país.

Depois de refletir sobre alguns números, estudantes e comunidades terão oportunidade de analisar como a pecuária está relacionada ao desmatamento e ao processo de “ocupação” da Amazônia a partir da década de 1970. Além disso, por meio de cruzamentos de mapas, veremos que o avanço dessa atividade sobre a floresta tem estreita relação com as libertações realizadas pelo Grupo Móvel de Fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego.

Por fim, chegamos à discussão sobre o estudo da cadeia produtiva da pecuária. A carne que consumimos foi produzida com o emprego da mão de obra escrava? Ela vem de áreas desmatadas ilegalmente?

Clique aqui para acessar a atividade. E deixe em nosso site seus comentários e sugestões de mudança.