Profissionais da Assistência Social de São Paulo – 2023
De setembro de 2022 a março de 2023, a Repórter Brasil implementou o projeto Trabalho escravo e gênero: atendimento humanizado de mulheres nas redes socioassistencial e de direitos humanos de São Paulo (SP) – 2022/2023. A iniciativa é voltada para as redes de Assistência Social e de Direitos Humanos da capital paulista, e tem como objetivo qualificar seus profissionais para atuar em casos de exploração laboral, com ênfase naqueles que acometem mulheres.
A ação foi implementada em 36 equipamentos municipais, como Centros de Convivência da Mulher, Centros de Referência da Mulher Vítima de Violência, CRAS, CREAS etc. Ao todo, foram prevenidas 326 pessoas do trabalho escravo, entre servidores e usuários atendidos.
Esse resultado é decorrente dos processos formativos realizados pelo Escravo, nem pensar! para um grupo de referência de cada unidade contemplada. Uma vez formado, esse público foi responsável por disseminar informações a respeito dessas questões para suas equipes e a população atendida no território.
O projeto foi realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS-SP) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDH-SP) e contou com o apoio do Fundo do Canadá para Iniciativas Locais e a parceria da COMTRAE-SP (Comissão Municipal para a Erradicação do Trabalho Escravo).