Aberto edital para seleção e financiamento de 15 novos projetos
Inscrições vão até o dia 21 de fevereiro
A Repórter Brasil, com apoio da organização Catholic Relief Services (CRS), está abrindo pela quinta vez as inscrições para financiamento de projetos de prevenção ao trabalho escravo propostos por professores, professoras e lideranças populares que participaram do programa “Escravo, nem pensar!”. Portanto, quem tiver interesse em desenvolver um projeto na escola em que trabalha, em articulação com outras escolas, ou na comunidade onde atua, poderá contar com uma ajuda de custo para realizar as atividades.
Infelizmente, os recursos são limitados. Por isso, a equipe organizadora do Fundo de Apoio a Projetos do “Escravo, nem pensar!” tem como prioridade a seleção de projetos baratos e criativos, para que o maior número de propostas possam ser atendidas. Além disso, os recursos vêm da Catholic Relief Service e é importante que os projetos selecionados para serem financiados cumpram o contrato, executem as atividades propostas e prestem contas ao final.
As experiências realizadas desde 2007 têm sido bastante positivas. Cinquenta projetos de professores, professoras e lideranças nos Estados de Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins já receberam apoio pedagógico e financeiro para colocar em prática ações que mobilizaram estudantes e comunidade, com o objetivo de aumentar o nível de consciência sobre esse problema e incentivar novas formas de geração de renda. As atividades foram diversificadas e interdisciplinares, desde peças de teatro até grafitagem, passando por programas de rádio, vídeos, palestras, encontros, caminhadas, pesquisas, produção de panfletos e cartilhas, confecção de cartazes e camisetas, oficinas de música, realização de oficinas de artesanato e plantio de hortas comunitárias. Os projetos foram fundamentais para fortalecer a rede de luta contra o trabalho escravo nesses municípios.
Os projetos deverão apresentar orçamento de até R$ 1.000,00 (mil reais) e cronograma para realização de atividades entre 28 de março e 26 de agosto de 2011.
Além do critério financeiro, também serão levados em conta os impactos que as atividades vão trazer para a comunidade a médio e longo prazo, bem como o número de pessoas da comunidade escolar e extra-escolar atingidas direta e indiretamente e a formação de parcerias para ampliar o alcance das ações. Os projetos podem ser redigidos de acordo com o modelo no verso. Alguns itens devem ser bem detalhados, para que possamos analisar a proposta:
– Descrição das atividades: O que vai ser feito? De que forma será feito?
– Justificativa: Por que esse projeto é importante e deve ser financiado?
– Local e data de realização: Qual a duração do projeto (entre abril e agosto)? Onde ele será realizado?
– Público-alvo: Quem participará diretamente das atividades? Quem poderá ser atingido pelo projeto? Quantas pessoas serão contempladas, no total?
– Parceiros: O projeto será realizado com outras escolas e/ou entidades? Alguma entidade (ONG, Associação de Moradores, sindicato) ou órgão do governo vai apoiar o projeto?
– Orçamento: Quais serão os gastos com o projeto? Que materiais serão necessários? É preciso detalhar o tipo e o valor do gasto. Este é um dos itens mais importantes! Inclua também os gastos com Sedex para enviar a prestação de contas ao final do projeto.
– Cronograma de atividades: O que será feito e em qual data?
IMPORTANTE: As propostas devem ser enviadas até 21 DE FEVEREIRO DE 2011 (segunda-feira), para o [email protected] ou por fax: (11) 2506-6576 ramal 19. Não se esqueçam de colocar o nome completo, CPF ou CNPJ, R.G. e contato (telefone, e-mail e endereço completo) dos proponentes do projeto. Qualquer dúvida liguem para (11) 2506-6576/70/74/62 – ramal 1. Falar com Fabiana ou Cibele. ENVIAR PREFERENCIALMENTE VIA E-MAIL OU FAX. Se você encontrar dificuldade para o envio, por favor, entre em contato com a gente!
A equipe do programa “Escravo, nem pensar!” agradece a atenção e aguarda ansiosamente sua proposta.
DIVULGUEM PARA SEUS COLEGAS!
Como elaborar um projeto?
1) Nome do projeto: Deve conter a idéia central daquilo que se pretende realizar.
2) Apresentação do Grupo: “Quem são e quantos são os participantes do projeto?”.
3) Objetivo geral: “Qual é o grande problema que pretendemos ajudar a solucionar com este projeto?”. Exemplo: Erradicar o trabalho escravo na nossa região.
4) Objetivos específicos: “Como podemos agir para acabar com esse grande problema?”. Exemplo: Conscientizar os jovens da escola e a população desempregada, em geral, sobre os perigos do trabalho escravo.
5) Justificativa: “Por que queremos fazer este projeto? Qual é a importância dele?”. Vai mostrar porque o projeto proposto é relevante, a partir de um breve diagnóstico do problema. Exemplo: Em nosso município é muito comum que jovens deixem a escola para trabalhar ou que seus pais saiam para fazendas distantes. Esse projeto permitirá que eles sejam informados das precauções necessárias para não cair na rede do trabalho escravo…
6) Público-alvo: “Quem serão os beneficiados por nossas ações?”. É o principal grupo para o qual o projeto está sendo pensado. Exemplo: jovens da escola e população desempregada.
7) Metodologia e descrição das atividades: “Como vamos fazer para alcançar nossos objetivos? Por meio de que linguagens e de quais atividades iremos trabalhar o tema? Quais as etapas do nosso projeto?”. Tente detalhar bem esta parte, explicando como cada etapa e atividade serão realizadas. De acordo com o público alvo, muda a metodologia para atingir os objetivos propostos. Não adianta, por exemplo, fazer um projeto de uma cartilha explicativa dos direitos trabalhistas se o público-alvo for de pessoas que não sabem ler. Exemplo: Utilizando livros, internet e entrevista com moradores, o grupo vai pesquisar sobre trabalho escravo e trabalho degradante, e descobrir se já houve algum caso conhecido na cidade. Com a pesquisa concluída, o grupo passará a construir o texto e a produção de uma dramatização que será apresentada posteriormente.
8) Recursos humanos: “Que pessoas estarão envolvidas no projeto e o que exatamente cada uma vai fazer?”. Exemplo:Professores de Língua Portuguesa, Artes, História e Geografia irão coordenar a pesquisa, orientar a produção da dramatização e organizar as exibições em outros espaços públicos da cidade. Os estudantes vão fazer a pesquisa, montar o texto da peça, construir o cenário, o figurino, os instrumentos musicais e encenar a peça. Será necessária a ajuda de um músico e de um marceneiro da comunidade.
9) Recursos materiais e financeiros: Essa etapa deve ser feita com cuidado, para não colocar o projeto em risco. A prestação de contas será baseada neste orçamento apresentado. “Que materiais serão necessários? Teremos gastos com alguma coisa?”. É importante fazer uma previsão orçamentária detalhada para saber quanto será preciso conseguir. É preciso detalhar o tipo e o valor do gasto de cada item necessário.
10) Cronograma: “Com base na metodologia, quando cada etapa do projeto deverá acontecer? Qual o tempo necessário para cada uma delas?”. É importante ter bom senso na hora de elaborar o cronograma, para não planejar atividades excessivas para um determinado período de tempo e impossibilitar que o projeto seja finalizado na data desejada. Exemplo:
Ações |
Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto |
Pesquisa sobre trabalho escravo | X | X | |||
Texto da dramatização | X | ||||
Confecção do cenário e figurino |
X |
||||
Ensaios e Divulgação | X | X | |||
Apresentações pela cidade | X | ||||
Avaliação do processo | X | X | X | X | |
Elaboração do relatório final | X |
11) Parcerias: Exemplo: O projeto será realizado pelas duas escolas proponentes. Ele vai contar com a colaboração da Pastoral da Juventude, que se comprometeu a conseguir o auditório da Igreja para apresentar a dramatização, com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e com a Secretaria de Educação para divulgar o evento.“Quem vai nos ajudar na execução do projeto além da ONG Repórter Brasil e como?”.
Edital projetos financiados 2011
Clique aqui e baixe o edital na íntegra – pdf