Educadores de Andaraí (BA)

Foram realizados três encontros de acompanhamento: em setembro de 2008 e em abril e novembro de 2009. Também foram realizadas no município, em 2008, duas oficinas ministradas por integrantes de outros projetos da Repórter Brasil: Comunicação na sala de aula e na comunidade: entendendo a mídia e Agrocombustíveis: por que o mundo inteiro está de olho no Brasil?.

No distrito de Ubiraitá, zona rural do município, foi desenvolvido o projeto “A sombra do passado ameaçando o futuro”. A experiência teve duração de um ano, contou com atividades variadas e envolveu todas as turmas de Ensino Médio da escola na produção de um documentário jornalístico sobre o tema do trabalho escravo contemporâneo. No Assentamento de Itaguaçu VII, o tema foi trabalhado nas escolas por meio de dramatizações e contou com a presença da comunidade.

A Comissão Pastoral da Terra de Itaberaba, a Associação do Assentamento Itaguaçu VII e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Andaraí também realizaram encontros para discutir possíveis ações conjuntas entre as entidades, sobretudo em relação aos graves casos de superexploração e de contaminação por agrotóxicos que foram identificados na região de Cascavel, distrito com larga produção de gêneros agrícolas, como o feijão e a mandioca.