Projeto Escravo, nem pensar! realiza o segundo módulo formativo no Piauí

O segundo módulo da formação Escravo, nem pensar! no Piauí – 2024/2025 foi realizado no início do mês de julho de 2025. O projeto é uma iniciativa da Repórter Brasil e da Secretaria de Estado de Educação do Piauí, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais, a Comissão Pastoral da Terra e Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Piauí e conta com apoio da Fundação Avina.

As onze Gerências Regionais de Ensino que participam do projeto estiveram presentes em Teresina/PI e apresentaram o andamento da implementação do Escravo, nem pensar! em seus territórios. Foram mencionadas diferentes ações programadas ou já implementadas por escolas em todo o estado: produção de podcasts, vídeos, peças de teatro, poesia, cordéis, exposições, murais informativos, mapas estatísticos, rodas de conversa, debates com convidados externos como representantes do Ministério do Trabalho e universidades, dentre outras*.

A proposta é envolver também a comunidade local com a divulgação do projeto em carros de som, rádios comunitárias e associações de bairro, assim como em redes sociais.

94 municípios piauienses estão envolvidos na prevenção ao trabalho escravo e implementando o projeto. O terceiro e último módulo formativo está previsto para o mês de setembro de 2025.

* Diversas disciplinas estão envolvidas na implementação do projeto, dentre elas Biologia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Geografia, História, Filosofia, Química, Educação Física, Matemática etc.