Repórter Brasil forma Polícia Civil do Mato Grosso sobre trabalho escravo
Agentes de segurança pública são preparados para atuar em casos de trabalho escravo de acordo com o Fluxo Nacional de Atendimento às Vítimas
O Escravo, nem pensar!, programa educacional da ONG Repórter Brasil, realizou nos dias 30 e 31 de outubro de 2024 uma formação em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso para a prevenção e o combate à exploração laboral. A iniciativa foi dedicada a 84 delegados, escrivães e investigadores da Polícia Judiciária Civil do Estado do Mato Grosso (PJC-MT) que atuam em 64 municípios das 15 Regiões Integradas de Segurança Pública do estado. A ação conta com a parceria da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Mato Grosso (Coetrae-MT) e da Academia de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (Acadepol-MT) e o apoio do Fundo Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Mato Grosso.
O objetivo do projeto é qualificar os profissionais da Segurança Pública sobre o seu papel no combate ao trabalho escravo no Brasil, assim como prepará-los para atuar no encaminhamento de vítimas, identificar casos e dar os encaminhamentos devidos, direcionar denúncias segundo o Fluxo Nacional de Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo e agir de forma articulada em redes com órgãos do Estado e da sociedade civil, em âmbito local, para prevenção e combate ao crime.
A mesa de abertura inicial do evento teve a participação de representantes da Repórter Brasil, Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo do Mato Grosso (Coetrae-MT), Sesp-MT, PJC-MT e Acadepol-MT.
A formação contou com palestras e painéis de discussão dos órgãos de repressão ao trabalho escravo e assistência às vítimas. Compartilharam sobre sua atuação o Ministério Público Federal (MPF), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Grupo de Operações Especiais (GOE) da PJC-MT, Polícia Federal (PF), Justiça Federal (JF), Defensoria Pública da União (DPU), Comissão Pastoral da Terra (CPT), e Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Mato Grosso (SETASC-MT).