Lançamento do documento Orientações Pedagógicas Povos Migrantes
Na sexta-feira (18/06), às 14h, aconteceu o lançamento do documento “Orientações pedagógicas – Povos Migrantes”, elaborado pelo Núcleo de Educação Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), e que contou com apoio técnico, metodológico, de pesquisa e redação da Repórter Brasil. O evento foi transmitido no Youtube e contou com a participação de Thiago Casteli, assessor de projetos do programa Escravo, nem pensar!.
Sobre o documento
O material traz subsídios teóricos e experiências exitosas de abordagens didáticas relacionadas ao tema da migração, visando à orientação do trabalho de educadores e gestores escolares para a integração da população migrante matriculada na Rede Municipal de Ensino da capital paulista (RME-SP). Este documento dedicado às migrações é o primeiro do tipo a integrar um currículo pedagógico na rede pública de Educação do Brasil.
Escravo, nem pensar! nas escolas de São Paulo
A cidade de São Paulo conta hoje com mais de 7 mil estudantes de cerca de 100 nacionalidades matriculados em escolas municipais. Com o objetivo de fortalecer o acolhimento de crianças e adolescentes migrantes e descendentes, o programa Escravo, nem pensar! desenvolve, desde 2016, projetos de promoção da migração como direito humano e de prevenção ao trabalho escravo em parceria com a SME-SP, com foco em regiões do município com grande concentração de migrantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Confira o lançamento do documento em: https://www.youtube.com/watch?v=aii1GX7mANs