1ª Hora Notícias: Juara – Professores da Rede Pública participam de formação ‘Escravo, Nem Pensar’

Acesse a matéria no site do 1ª Hora Noticias aqui

Crédito: Primeira Hora Noticias / Marly Silva Santos

Crédito: Primeira Hora Noticias / Marly Silva Santos

Um dos grandes Problemas de hoje da sociedade é não ter a clareza sobre o que é trabalho escravo, pensando nisso, um trabalho  realizado pela ONG Repórter Brasil em parceria com o CEFAPRO de Juara, vem com o objetivo de transformar os profissionais da educação  Pública Municipal e Estadual em agentes multiplicadores nesta questão social tão importante.

Segundos os Professores Thiago Casteli e Thaís Favoretto (Foto), representantes da ONG Repórter Brasil, o objetivo deste trabalho é fomentar a reflexão e ação sobre a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores no Brasil, de forma que a sociedade abra os olhos para a escravidão contemporânea do mundo moderno. Segundo eles o principal agente neste contexto são as escolas formadoras de cidadãos críticos, e acima de tudo,onde podem ser debatidos estes temas de grande relevância que ainda afligem milhões de pessoas por todo o país.

Crédito: Primeira Hora Noticias

Crédito: Primeira Hora Noticias

As formações do Projeto “Escravo, Nem Pensar” são realizadas em municípios com indícios ou alto índice de tráfico de seres humanos para o trabalho escravo ou em locais onde há flagrantes desse crime.

Cada município em que este trabalho é difundido, cerca de 50 profissionais da educação participam do curso com duração de 40 horas, incluindo gestores e gestoras das secretarias de educação, para que possam articular as escolas envolvidas em atividades conjuntas e para que seja possível inserir o tema do trabalho escravo nos conteúdos programáticos dos municípios.

Em Juara 50 profissionais da rede de ensino tanto urbano quanto rural estão engajadas neste projeto, que será expandido para as escolas através dos profissionais que participam desta formação, como multiplicadores desta idéia.

Já este trabalho de multiplicação será acompanhado de perto pela ONG, que deverá realizar outros encontros futuramente com o grupo de estudo.