Webinário Trabalho escravo e gênero: perfil socioeconômico, estatísticas e invisibilidades sociais

Na transmissão inaugural do webinário, equipe do programa Escravo, nem pensar! apresenta o perfil das trabalhadoras escravizadas no Brasil

No dia 8 de outubro, a Repórter Brasil realizou a primeira transmissão  do webinário Trabalho escravo e gênero: quem são as trabalhadoras escravizadas no Brasil?. No evento, a equipe do programa Escravo, nem pensar!, representada por Natália Suzuki (coordenadora) e Thiago Casteli (assessor de projeto), apresentou os principais achados do levantamento inédito sobre o perfil das mulheres exploradas no país, incluindo suas características socioeconômicas e atividades em que foram resgatadas.

Na atividade, também foi apresentado o fascículo hômonimo ao webinário (baixe aqui), que reúne ainda dados estatísticos sobre o contexto do problema em âmbito geográfico, além de apontamentos em relação a subnotificações de casos e ocupações invisibilizadas e reflexões acerca das particularidades da condição de mulheres escravizadas.

O próximo encontro do webinário, que acontece no dia 15 de outubro, aborda aspectos relacionados à fiscalização e resgate das mulheres exploradas, como acesso a direitos trabalhistas, subnotificação e ocupações invisibilizadas. A atividade tratará de como esses assuntos se desdobram nas mais diversas atividades econômicas, da fazenda à casa de exploração sexual. Participam do evento a coordenadora da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho, Lys Sobral, e o auditor fiscal do Trabalho do Ministério da Economia, André Roston. A atividade, mediada por Natália Suzuki, será transmitida na página da Repórter Brasil no Youtube. Confira a programação completa do webinário:

WEBINÁRIO TRABALHO ESCRAVO E GÊNERO: QUEM SÃO AS TRABALHADORAS ESCRAVIZADAS NO BRASIL?

Realização: Repórter Brasil – Programa “Escravo, nem pensar!”
Datas: 8, 22 e 29/10 e 5/11
Horário: 16h às 17h
Transmissão: Youtube – @ReporterBrasil

8/10 –Trabalho escravo e gênero: perfil socioeconômico, estatísticas e invisibilidades sociais
– Natália Suzuki | Coordenadora do programa Escravo, nem pensar! da Repórter Brasil
– Thiago Casteli | Assessor de projeto do programa Escravo, nem pensar! da Repórter Brasil

22/10
Trabalho escravo e gênero: demandas de mulheres resgatadas e políticas de assistência
– Aline Leandro dos Santos | Assistente social do Centro de Acolhida Especial para Mulheres Imigrantes – São Paulo (SP)
– Francisco Alan Santos Lima | Coordenador da Rede de Ação Integrada de Combate a Escravidão da Comissão Pastoral da Terra – Tucuruí (PA)

29/10 – Trabalho escravo e gênero: Contribuições acadêmicas para o debate e agenda de pesquisa
– Priscila Faria Vieira| Doutora em Sociologia pela USP e pesquisadora do CEBRAP
– Beatriz Rodrigues Sanchez | Doutoranda em Ciência Política pela USP e pesquisadora do CEBRAP

5/11 – Trabalho escravo e gênero: reflexões a partir da fiscalização e resgate de mulheres
– André Roston | Auditor fiscal do Trabalho do Ministério da Economia
– Lys Sobral | Coordenadora da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho