Projetos financiados pelo Escravo, nem pensar! encerram suas ações

Professores, alunos e entidades se empenharam no combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas em seus municípios

Os 14 projetos financiados pelo Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! encerraram suas atividades no dia 30 de novembro. Durante 6 meses, foram realizadas ações de combate e prevenção ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo em 11 municípios dos estados de Bahia, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí e Tocantins.

Escolas, entidades e lideranças comunitárias desenvolveram atividades com o intuito de informar e sensibilizar professores, alunos e comunidade sobre os temas e engajá-los na luta contra essas violações.  Entre as ações realizadas estão: dramatizações, produção de textos e cartazes, palestras, exibição de vídeos, oficinas de bolsas e bonecas, formação de agentes, construção de hortas na escola, aplicação de questionários sobre relações de trabalho, iniciativas de geração de renda, entre outros. Os projetos também estabeleceram parcerias diversificadas com secretarias municipais de Educação, sindicatos, igrejas, Comissão Pastoral da Terra, Pastorais Sociais e da Juventude, CRAS etc.

As experiências serão reunidas em uma publicação que será lançada no primeiro semestre do próximo ano. O intuito é divulgar as ações de defesa dos direitos fundamentais e inspirar novas ações.