Programa educativo da ONG Repórter Brasil lança o jogo “Escravo, nem pensar!”

Novo material didático propõe abordagem lúdica do trabalho escravo

Escravo, nem pensar! lança o jogo didático sobre o combate ao trabalho escravo que leva o mesmo nome do programa. O material, produzido com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, tem como objetivo difundir a luta para a erradicação do trabalho escravo e engajar o público infanto-juvenil nessa temática, por meio de uma abordagem lúdica e criativa.

Aprender se divertindo. Foi essa a ideia que levou o programa a produzir esse material didático, contando com o trabalho dos profissionais da MS Jogos. O jogo atende à demanda de professores formados pelo programa em relação à escassez de recursos disponíveis para abordar o trabalho escravo com alunos mais jovens.

Jogo "Escravo, nem pensar!"

O jogo “Escravo, nem pensar!” é colaborativo e estratégico, uma vez que depende da ação conjunta de todos jogadores para alcançarem a vitória. Além disso, envolve diálogo sobre cada ação efetuada. Dessa forma, o jogo estimula a cooperação ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico, podendo ser utilizado em diferentes disciplinas escolares.

Os jogadores devem atuar por meio de três linhas de ação: prevenção ao aliciamento de pessoas, repressão a essa forma de violação de direitos humanos e assistência aos trabalhadores libertados. O material conta com personagens que representam atores envolvidos com o combate ao trabalho escravo: justiça, governo, sociedade civil e os próprios trabalhadores. Também estão representados os violadores de direitos: aliciadores e maus empregadores. Para saber mais, acesse o manual em nossas Publicações.

A partir do segundo semestre desse ano, o jogo “Escravo, nem pensar!” será utilizado em formações de professores e lideranças.