Prefeitura de Nobres (MT): Governo Social encerra Projeto “A Voz e a Vez de Protagonizar!”

Confira aqui a notícia publicada originalmente no site da Prefeitura de Nobres (MT).

O projeto visa envolver o diálogo e a disseminação de informação sobre as diversas formas de trabalho escravo e suas consequências, prezando o bem-estar dos moradores das comunidades rurais do município de Nobres.

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nos dias 16 e 18 de setembro o encerramento do Projeto Comunidade Rural: “A Voz e a Vez de Protagonizar!”, na Vila Roda d’Água e na Vila Bom Jardim, ambas, no PA Coqueiral/Quebó. Na Vila Roda d’Água, os alunos da Escola Municipal “Marechal Rondon”, apresentaram peças teatrais baseadas em histórias infantis, com abordagens sobre o Trabalho Escravo, e os temas foram os clássicos Cinderela e Bela Adormecida, também foram encenadas peças sobre abuso sexual e violência doméstica.

A retratação dos fatos cotidianos na visão infantil encerra uma conotação trágica da realidade dos dias modernos e a vulnerabilidade explícita do segmento infanto-juvenil. Paralelamente, foi realizada exposição de desenhos e redação retratando o trabalho escravo no Brasil, onde foram escolhidos os cinco melhores desenhos e as cinco melhores redações para a premiação.

Na Vila Bom Jardim, os alunos da Escola Municipal “Zeferino Dorneles” apresentaram redação, poesia, paródias e peça teatral retratando os “boias-frias”, que é uma atividade análoga ao trabalho escravo, bastante comum em nosso país. Ao final, também foi feita a premiação das melhores redações e desenhos sobre o tema em apreço. O projeto visa envolver o diálogo e a disseminação de informação sobre as diversas formas de trabalho escravo e suas consequências, prezando o bem-estar dos moradores das comunidades rurais do município de Nobres.

Conforme a professora Juliana Rondon responsável pelo Projeto Comunidade Rural, “A voz e a vez de protagonizar!, trata-se de um projeto que propõe reflexões que perpassam as várias áreas de conhecimento e reafirmam o principio da cidadania e trabalho das comunidades rurais do município de Nobres”. Na opinião da secretária de Assistência Social e primeira dama do município, Eva Valdinéia Pereira, as ações sociais da administração municipal se fazem presente em todo o território municipal e são marcadas a partir do envolvimento familiar e de uma contextualização social que ensina, que previne e alerta sobre os riscos para o grupo social infanto-juvenil. “Trabalhamos de maneira simples e abrangente dentro do que propõe uma gestão com a marca do social presente em todos os quadrantes de Nobres”, destaca Eva Valdinéia Pereira. “Temos tido a satisfação de trabalhar com uma equipe de pessoas empenhadas em fazer ação social com dedicação e atitudes”, complementa Eva Valdinéia.

Na oportunidade, a secretária Eva Valdinéia apresenta agradecimentos aos alunos, diretores, coordenadores e professores por terem abraçado o projeto. Ainda apresenta agradecimentos a prof.ª Juliane Rondon pela realização do projeto juntamente com a Equipe Volante do CRAS através da assistente social Edna Araújo, psicóloga Patrícia dos Santos Pereira e auxiliar administrativo Clarismundo (Bibiu) Ferreira Neto, entre outros.