ONG Repórter Brasil participa de reunião interestadual sobre trabalho escravo no Piauí

Encontro reuniu instituições e sociedade civil que atuam no combate e na prevenção ao trabalho escravo

Nos dias 23 e 24 de agosto, a ONG Repórter Brasil, representada pelo programa Escravo, nem pensar, participou da reunião do Grupo de Articulação e Enfrentamento ao Trabalho Escravo (Gaete) Interestadual do Pará e Piauí, em Teresina (PI).

O encontro contou com a presença da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí, do Tribunal Regional do Trabalho 16ª região em São Luís (MA) e o Tribunal Regional do Trabalho 22ª região em Teresina (PI). Outras organizações da sociedade civil também estiveram presentes como a Comissão Pastoral da Terra em Teresina e a Associação do Assentamento Nova Conquista em Monsenhor Gil (PI), organização criada por trabalhadores rurais que, depois de terem sido libertados da escravidão, se organizaram e conquistaram um assentamento.

O objetivo do evento foi a troca de experiências e a organização de iniciativas coordernadas dedicadas ao combate do trabalho escravo por parte das instituições presentes.

A ideia da formação do Grupo de Articulação e Enfrentamento ao Trabalho Escravo é composto por Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, além de entidades da sociedade civil, como a Comissão Pastoral da Terra e a ONG Repórter Brasil. Ele nasceu em um seminário realizado em 2010 em Marabá (PA) como forma de articular as diversas entidades que atuam na repressão e prevenção ao trabalho escravo.

O grupo apresentou avanços e resultados importantes no Pará, o que inspirou a criação da mesma iniciativa em outros estados, como Maranhão e Piauí. Tendo em vista que o trabalho escravo é um crime que extrapola limites estaduais, a mobilização ampliada representa uma ação importante para o seu combate.

Clique aqui para saber mais sobre o encontro.