“Ocupação na Amazônia” é o quarto vídeo da série ENP! na Tela

O vídeo utiliza facilitação gráfica para discutir a expansão da fronteira agropecuária na área conhecida como Arco do Desmatamento

Nas últimas décadas, a Amazônia perdeu 42 bilhões de árvores, o equivalente a 20% de toda a sua vegetação natural. Isso representa uma média de 3 milhões de árvores cortadas ao dia; mais de 120 mil por hora; mais de 2 mil por minuto; e 34 por segundo! A derrubada da floresta se deve a grandes empreendimentos de mineração, de geração de energia hidrelétrica e, principalmente, de expansão da fronteira agropecuária, na área conhecida como Arco do Desmatamento.

O vídeo Ocupação na Amazônia, que o programa Escravo, nem pensar! lança nesta semana, mostra os principais impactos socioambientais decorrentes da destruição do bioma, como a diminuição do abastecimento de água, a expulsão de povos tradicionais e comunidades locais, e a superexploração da frente de trabalho – incluindo casos de trabalho escravo. Segundo a Comissão pastoral da Terra, desde 2003, mais de 21 mil trabalhadores foram libertados da escravidão, em atividades como limpeza de pastos, abertura de fazendas e produção de carvão vegetal para siderúrgicas.

Este é o quarto vídeo da série ENP! na Tela, que aborda, por meio da facilitação gráfica, os principais temas das formações e materiais didáticos do Escravo, nem pensar!. (Os vídeos anteriores tratavam do ciclo do trabalho escravo, o trabalho infantil e o tráfico de pessoas). Ele foi produzido em parceria com o Ministério Público do Trabalho e está disponível para download neste link.

Mais sobre o tema

Além do vídeo, o Escravo, nem pensar! também está lançando o fascículo Amazônia: trabalho escravo + dinâmicas correlatas, que traz dados sobre casos de escravidão contemporânea na região e as principais atividades econômicas relacionadas a essa violação.