Novas formações sobre trabalho escravo no Pará

Escravo, nem pensar! segue formando educadores e educadoras para atuarem em suas comunidades

Entre os dias 28 de maio e 1° de junho, ocorrerá em Eldorado dos Carajás, no Pará, mais uma formação sobre trabalho escravo contemporâneo e temas relacionados para educadores da rede pública de ensino e lideranças sociais, promovida pelo programa Escravo, nem pensar!, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT). A atividade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, e terá representante do Ministério Público do Trabalho em Marabá. Eldorado dos Carajás será a 47ª cidade a participar do programa.

Recentemente, foi a vez do município de Rio Maria, também no Pará, receber a equipe do Escravo, nem pensar!, entre os dias 7 e 11 de maio. Foram cinco dias de formação nos quais os professores das escolas municipais e estudais, além delideranças sociais, puderam contar com a presença de Jônatas Andrade, juiz do Trabalho em Marabá, além da CPT. Também esteve presente Frei Henri des Roziers (CPT Xinguara), histórico defensor das causas dos trabalhadores rurais. Segundo Thiago Castelli, educador do programa, “muito do que foi discutido ao longo da semana já fazia parte da vida dos educadores. A formação cumpre o papel de tornar tudo isso mais claro e possibilitar que cada participante previna a sua comunidade para não cair no trabalho escravo”.

As formações têm apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Grupo de Articulação Interinstitucional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo no Sul e Sudeste do Pará (Gaete).