Nossas Ações

A principal ação do Escravo, nem pensar! é organizar e executar processos formativos para educadores e outros profissionais de redes públicas de diferentes lugares do país, fundamentais para a erradicação ao trabalho escravo no Brasil.

Fazem parte também das suas atribuições a produção e divulgação de conteúdo sobre o tema do trabalho escravo e elaboração de metodologias educacionais sobre temas de direitos humanos.

Formações
As formações do Escravo, nem pensar! são processos de aprendizagem pelos quais o conhecimento entre a sua equipe e o público é trocado a partir da construção coletiva e paulatina. Diferentemente de cursos ou capacitações, buscam o efeito prolongado e sustentável de suas ações.
Produção de conteúdo
Os conteúdos sobre trabalho escravo e assuntos correlatos são produzidos pela equipe e divulgados gratuitamente por meio de formatos diversificados, que atendam aspectos pedagógicos para fins formativos e facilitem o acesso ao conhecimento por parte de qualquer pessoa.
Metodologias
O programa se especializou na criação de metodologias para fins educacionais, dedicadas à abordagem de temas de direitos humanos. Passam constantemente por revisões e reformulações por parte da equipe para que sejam aprimoradas e adequadas ao contexto em que são aplicadas.
Incidência política
Como ator da sociedade civil, o Escravo, nem pensar! participa de fóruns de elaboração de políticas públicas de combate ao trabalho escravo e fomenta a articulação entre entidades do poder público e da sociedade civil.