Trabalho infantil? Não caia nessa!

O trabalho infantil é uma grave violação de direitos que compromete o desenvolvimento integral de milhões de meninos e meninas no Brasil. Entre as décadas de 1990 e 2000, o país reduziu significativamente o problema, avançou em legislação e políticas públicas, e conseguiu uma forte mobilização da sociedade civil contra a entrada precoce de crianças e adolescentes no mercado de trabalho. Contudo, diante das crises econômica e política dos últimos anos, esse avanço retrocedeu, e isso faz com que ainda estejamos longe de erradicar essa prática, muito arraigada na cultura brasileira, que traz prejuízos graves para a população infanto-juvenil.

  • Cards informativos

Descubra o que é trabalho infantil, onde denunciar e como rebater algumas das principais crenças sobre o tema. Os materiais estão disponíveis em cinco línguas e são ideais para o compartilhamento nas redes sociais. Baixe aqui no formato .jpg ou selecione a língua desejada abaixo no formato .pdf.

Português / Espanhol / Inglês / Francês / Crioulo haitiano

  • Caderno temático

Baixe o caderno Meia infância – O trabalho infantil juvenil no Brasil hoje e leia também sobre a legislação nacional e internacional que trata do assunto, dados do contexto brasileiro, sua relação com o trabalho escravo, o que tem sido feito e o que falta fazer para eliminar esse problema.

  • Vídeo

Assista ao vídeo da série #ENPnatela.