Jornal Oeste: Milton Marques Curvo comemora sucesso do projeto ‘Escravo nem pensar’

A direção do Centro de Educação de Jovens e Adultos (EJA),  professor Milton Marques Curvo, está comemorando o sucesso do projeto ‘Escravo nem pensar’, desenvolvido no primeiro semestre deste ano.

Ceja Milton CurvoA ação é fruto da seleção da escola no edital de seleção do Projeto “Escravo, Nem Pensar!”, da ONG Repórter Brasil (São Paulo/SP). A proposta de Cáceres foi um dos 15 projetos selecionados com financiamento, em todo Brasil e, único da região.

Desde abril a escola desenvolve o projeto sob a temática: Trabalho Escravo na Região de Cáceres, Ainda Existe!

O objetivo foi conscientizar a comunidade escolar sobre a prática do trabalho escravo e mostrar que de formas diferentes ele ainda existe nos tempos atuais.

Durante sua execução o projeto procurou sensibilizar a comunidade escolar que o trabalho escravo submete o indivíduo a uma situação degradante de condição humana. Além disso, mostrou a importância de denunciar a prática.

Durante os seis meses de execução do projeto, estudantes e professores realizaram pesquisas bibliográficas, seminários, participaram da exibição de filmes e documentários, confeccionaram cartazes, maquetes, banners e faixas.

Na área de artes, fizeram bordados xadrez,  pinturas em telas, desenhos, tiveram palestras e participaram da montagem de uma peça teatral.

Entre os eventos recentes, no dia 14 de agosto a comunidade escolar assistiram a palestra “O Empoderamento da Mulher e o Trabalho Escravo Feminino” ministrada pelo presidente da OAB Cáceres, Eduardo Sortica, jutamente com as advogadas Marly de Fátima Ferreira, Alessandra de Paula Ferreira e a professora Angelina de Oliveira Costa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Em setembro, a escola recebeu o coordenador do Projeto “Escravo, Nem Pensar!”, da ONG Repórter Brasil, Thiago Casteli. Ele verificou in loco o desenvolvimento do projeto e ficou satisfeito com o resultado.

Outra palestra marcante foi ministrada em setembro pelo professor Orlandir Gonçalves Cavalcante que representando o Centro de Referência em Direitos Humanos – CRDH/UNEMAT, falou sobre O Papel dos Direitos Humanos e o Combate ao Trabalho Análogo à Escravidão.

Já no inicio deste mês, o  ciclo de palestras contou no se encerramento com a presença do  Procurador Geral do Trabalho em  Mato Grosso, Leomar Daroncho que apresentou os números do “Trabalho Escravo na Região de Cáceres” e “Tráfico Humano”.

Ele respondeu à vários questionamentos e dúvidas dos alunos, sendo, inclusive procurado por vários destes, após o encerramento da palestra.

Na ultima quarta-feira, 22, uma noite cultural encerrou o projeto.

Além de da apresentação dos resultados das ações, foram realizadas apresentações culturais com destaque para a apresentação da peça teatral: “Escravo Contemporâneo, Nem Pensar!” dirigida pelo artista José de Arimatéia.