Escravo, nem pensar! realiza formação de professores em Picos (PI)

Atividade promove discussão sobre tráfico de pessoas e trabalho escravo no semiárido do Piauí

O programa Escravo, nem pensar! realizou, entre os dias 02 e 06 de junho, uma formação de professores em Picos, no sudeste do Piauí. O objetivo foi fomentar as discussões e campanhas preventivas ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo contemporâneo nas escolas e comunidades da região.

professoras_picos_post

Durante a semana, foram discutidos temas como a questão agrária no Brasil e no Piauí, o trabalho infantil, o direito à migração, os perigos do aliciamento e formas de fomentar projetos pedagógicos sobre essas questões. Participaram representantes das escolas estaduais e municipais de Picos e Francisco Santos, membros da Secretaria Municipal de Educação de Picos e da 9º Gerência Regional de Educação.

Ao final da formação, os participantes elaboraram planos de ação para multiplicar as informações e materiais didáticos para o conjunto de profissionais das escolas. A ideia é que sejam criadas ações educativas sobre o tema no segundo semestre, quando o programa retornará ao município para o primeiro encontro de monitoramento pedagógico. O segundo e último encontro será realizado no primeiro semestre de 2015.

A microrregião de Picos pertence ao semiárido piauiense e agrega 20 municípios, sendo uma das áreas mais populosas do estado. O município homônimo está localizado no entroncamento de rodovias estaduais e federais, o que o torna ponto de variados fluxos migratórios. A migração sazonal de trabalhadores para o corte de cana-de-açúcar e colheita de laranja no interior de São Paulo é um fenômeno constante e expressivo na realidade local.

A atividade teve apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e da TAM Linhas Áreas.