Escravo, nem pensar! previne o trabalho escravo em São Paulo

Caderno “Escravo, nem pensar! no município de São Paulo – 2018/2019” apresenta ações de prevenção e de garantia de direitos da população imigrante, principal vítima do trabalho escravo na capital paulista

Entre 2018 e 2019, a Repórter Brasil implementou o projeto Escravo, nem pensar! – Direito do migrante e prevenção ao trabalho escravo e infantil, dedicado a educadores e profissionais da Assistência Social do município de São Paulo (SP). Os objetivos do projeto foram a prevenção do trabalho escravo e do trabalho infantil e a ampliação do acesso a direito sociais à comunidades vulneráveis, principalmente aquelas de imigrantes, que frequentemente são vítimas dessa violação. Os principais resultados dessa iniciativa são apresentados no caderno Escravo, nem pensar! no município de São Paulo – 2018/2019.

Baixe o caderno clicando aqui.

A publicação reúne experiências de promoção da diversidade multicultural e de conscientização sobre os riscos do aliciamento e do trabalho escravo. Essas experiências foram realizadas em 59 escolas e 49 unidades socioassistenciais, situadas em regiões com as maiores concentrações de comunidades imigrantes na capital paulista. Ao todo, o projeto preveniu do trabalho escravo e trabalho infantil 5.308 pessoas, entre alunos, professores, assistentes sociais e pessoas das comunidades.

Esse resultado é decorrente dos processos formativos realizados pelo Escravo, nem pensar! para educadores e profissionais da Assistência Social sobre o trabalho escravo e o direito à migração. Uma vez formado, esse público foi responsável por disseminar informações a respeito dessas questões para a população atendida nas escolas e nas unidades socioassistenciais.

Professores da EMEI Dona Ana Rosa de Araújo encenam a travessia de trabalhadores bolivianos rumo a São Paulo

O projeto foi realizado em conjunto com as secretarias municipais de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SP) e contou com o apoio da Laudes Foundation e a parceria da Comtrae-SP (Comissão Municipal para a Erradicação do Trabalho Escravo).

Campanha ENP! contra o corona

Com a chegada da pandemia de covid-19 ao Brasil, a Repórter Brasil continuou atuando em parceria com as redes da Educação e da Assistência Social para a proteção das comunidades migrantes, uma vez que muitas delas tiveram sua condição socioeconômica prejudicada. Assim, o Escravo, nem pensar! lançou a campanha ENP! contra o corona, que traz materiais informativos sobre a covid-19 e outros assuntos pertinentes para o atual momento, como canais úteis sobre questões trabalhistas, contato de entidades e serviços de apoio a imigrantes e informações sobre as iniciativas do poder público diante da paralisação das aulas presenciais. Os conteúdos foram disponibilizados em português, espanhol, francês, inglês e crioulo haitiano, atendendo assim as principais comunidades migrantes que vivem no município.

Clique aqui e confira a página da campanha.