Escravo, nem pensar! é inserido no Plano Municipal de Educação de Jacundá (PA)

Documento pautará o trabalho escravo contemporâneo na proposta pedagógica e educacional  nos próximos dez anos

A Secretaria Municipal de Educação de Jacundá, município localizado no sudeste do Pará, incluiu o programa Escravo, nem pensar! no seu Plano Municipal, como forma de garantir a abordagem do tema do trabalho escravo contemporâneo nas escolas municipais, durante a próxima década. A proposta foi aceita por unanimidade na Conferência Municipal de Educação, realizada nos últimos dias 29 e 30 de abril e na qual estiveram presentes mais de mil pessoas, entre profissionais da Educação, pais, alunos e membros da sociedade civil.

jacunda_conferencia

Foto: JTB/Wyll Silva

Se aprovado na Câmara dos Vereadores, esse documento se converterá em lei e passará a estabelecer metas, objetivos e ações para a Educação do município, orientando as propostas pedagógicas de todas as escolas de Jacundá.

Escravo, nem pensar!  consta no eixo temático “Inclusão e Diversidade” do Plano, com o seguinte texto: “Assegurar no Projeto Politico Pedagógico o Programa Escravo nem Pensar!, como ação para a diminuição do trabalho escravo, infantil e tráfico humano na sociedade atual e suas consequências como violação aos Direitos Humanos.”

Ouça aqui o relato da coordenadora pedagógica Luciete Moreira dos Santos, autora da proposta e responsável pelas atividades de prevenção ao trabalho escravo na Secretaria Municipal de Educação.


Formação continuada

A Secretaria Municipal de Educação de Jacundá participa, desde agosto de 2014, da  formação continuada promovida pelo ENP! em Marabá (PA). Desde então, professores do município recebem formações e desenvolvem atividades didáticas com os alunos e a comunidade, como produção textual, desenhos e peças teatrais. Um dos objetivos dessa formação é incluir a abordagem do tema do trabalho escravo nas escolas da região sul e sudeste do Pará, onde há o maior número de casos desse crime no país. Integram essa formação outras 12 secretarias municipais de educação da região.