Educadores de Pindaré-Mirim (MA) participam de oficina sobre trabalho escravo contemporâneo

Encontro com representantes das escolas municipais encerra formação continuada iniciada em 2011

No dia 16 de setembro, profissionais da Educação de Pindaré-Mirim (MA), município localizado a 250 km de São Luís, participaram da oficina sobre trabalho escravo contemporâneo promovida pelo programa educativo Escravo, nem pensar!, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal.

Esse segundo e último monitoramento pedagógico teve papel de sistematização da experiência formativa iniciada em 2011 e de retomada da discussão conceitual sobre aliciamento, trabalho escravo e formas de abordagem do tema nas escolas.

Devido à rotatividade do corpo docente da rede municipal, o grupo de referência foi modificado e novos representantes escolares foram convidados para essa nova atividade. Assim, o grupo foi composto por 20 coordenadores pedagógicos de oito escolas e oito membros da nova gestão da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra, desde 2003 já foram libertados do trabalho escravo 64 trabalhadores naturais de Pindaré-Mirim. Diante desse contexto, foram traçadas, junto com os participantes, possibilidades de realização, em novembro deste ano, campanhas de prevenção nas escolas e comunidades. E como forma de subsidiar essas atividades, foram distribuídos exemplares dos fascículos Trabalho Escravo e Destruição do Meio Ambiente, Trabalho Escravo Urbano e do livro didático Escravo, nem pensar – uma abordagem sobre trabalho escravo contemporâneo na sala de aula e na comunidade .

A educadora Elbna Ferreira do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán, com atuação em Santa Luzia (MA), participou da oficina, comentando casos da região, apresentando o papel da entidade no combate ao trabalho escravo no Maranhão e compartilhando resultados de projetos pedagógicos realizados naquele município.

Apesar de concluída as atividades presenciais, o Escravo, nem pensar! dará apoio pedagógico remoto por tempo indeterminado às escolas do município.