Educadores de municípios mineiros participam de oficina pedagógica sobre trabalho escravo

Paracatu e Unaí são os primeiros municípios de Minas Gerais a receber ação formativa do programa Escravo, nem pensar!

post_site

Professores participam de debates e dinâmicas sobre trabalho escravo e temas correlatos

Nos dias 6 e 8 de agosto, o programa Escravo, nem pensar! realizou duas oficinas pedagógicas sobre trabalho escravo contemporâneo nos municípios mineiros de Paracatu e Unaí, respectivamente.  A ação foi realizada junto aos professores das redes estadual e municipal desses municípios que participaram de dinâmicas e debateram outros temas ligados ao trabalho escravo como migração e tráfico de pessoas.

Em Unaí, os participantes puderam tirar dúvidas com o procurador do trabalho Juliano Alexandre Ferreira, do Ministério Público Federal, sobre as ações de fiscalização e repressão ao trabalho escravo e saber um pouco mais sobre casos na região.

Em Paracatu os professores se surpreenderam com o fato de o município ocupar a primeira posição como município de referência dos trabalhadores mineiros resgatados do trabalho escravo.

As oficinas marcam as primeiras atividades de formação realizadas presencialmente pelo Escravo, nem pensar! no estado. Em 2013, o programa apoiou técnica e financeiramente o projeto “Água, trabalho e migração: formando lideranças contra o trabalho escravo” em Araçuaí pelo Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar. As oficinas contaram com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, da Catholic Relief Services e da TAM linhas Aéreas, e com a parceria das Superintendências Regionais de Ensino e das Secretarias Municipais de Educação dos municípios.