Atividade para sala de aula: Cerrado, desmatamento e trabalho escravo

Proposta pode ser utilizada por educadoras e educadores de diferentes disciplinas

Apesar de ser o segun­do maior bioma do país, as ameaças à preservação do Cerrado não recebem tanto destaque na imprensa. E poucas pessoas sabem que o Cerrado apresenta uma taxa de desmatamen­to superior à da Amazônia. Para ajudar a ampliar esse debate, foi publicado um novo plano de aulas em nosso site, com sugestões para debater com estudantes essa situação. A atividade didática inclui discussão sobre desmatamento, carvoarias, concentração de terrastrabalho escravo e sustentabilidade.

O Cerrado ocupa aproximadamente 25% do território nacional e se espalha pelos Estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. No Cerrado também estão concentradas inúmeras populações in­dígenas e manifestações culturais importantes, como as festas populares, além de comunidades caipi­ras, quilombolas e caboclas.

Esta atividade didática explora as diversas características do Cerrado e propõe pesquisas para que os alunos e as alunas descubram quais são os principais problemas e alternativas para promover o desenvolvimento sem destruição.

O plano de aulas pode ser utilizado em diversas disciplinas, como História, Geografia, Literatura, Artes e Biologia.

Clique aqui para acessar a atividade. E deixe em nosso site seus comentários e sugestões de mudança.