Projeto arte e liberdade: festival de teatro

Lideranças populares elaboraram um programa de rádio sobre o trabalho escravo, além de organizarem um festival de teatro sobre o tema. Para preparar as duas ações a equipe organizadora realizou diversas reuniões preparatórias e buscou o apoio de entidades civis, além de realizarem muitas atividades para mobilizar a comunidade a participar do projeto e a se sensibilizar com o tema.

O programa “Cidadão em Alerta: Escravo, nem pensar!” veiculado na rádio local durante o “Programa Espaço Popular”, da Rádio Cidade FM, continha entrevistas e análises a partir de dados sobre o trabalho escravo. Até a conclusão do projeto haviam sido realizados 13 programas. Além disso, utilizaram o espaço para divulgar informações sobre o festival de teatro.

O festival foi realizado na casa de show Coelho e Castro, e concorreram três peças produzidas por grupos de jovens e alunos de escolas do município. No total, cerca de 100 pessoas assistiram às apresentações das três peças teatrais, “O que é ser escravo”, “Escravidão no Século XIX” e a peça vencedora, “Cúmplice de um escravo”, realizada por alunos da 8ª série e do 1º ano do Ensino Médio da escola Estadual João Castelo. Como prêmio os atores representaram o espetáculo vencedor em três escolas de Pastos Bons.