O trabalho escravo e o latifúndio

O objetivo foi promover na escola e na comunidade uma intensa campanha de conscientização sobre a existência do trabalho escravo na cidade, importante região produtora de gado. Para isso foi feito o processo de sensibilização e informação sobre aliciamento de trabalhadores e formas de prevenção.

Para proporcionar aos alunos condições para transmitir as informações sobre o problema e multiplicá-las nas comunidades, foram desenvolvidas uma série de atividades escolares, que culminaram com a confecção final de um livreto educativo, com conteúdo produzido pelos próprios alunos.

Entre as atividades preliminares, a comunidade escolar organizou palestra com a equipe da Comissão Pastoral da Terra, exibição de documentários, filmes diversos e teatro de fantoches. Os estudantes também realizaram pesquisa sobre a temática e produziram materiais diversos, como poesia, prosa, paródia, cordéis, acrósticos, desenhos. Estes materiais compuseram o livreto. Concretizando este material, a escola atingiu o objetivo de levar informações às famílias dos estudantes, pois estas ficaram sensibilizadas com a produção feita por seus filhos, possibilitando maior abertura ao diálogo sobre o tema.