Educando e orientando para a prevenção ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo

A coordenadora da Comissão Pastoral da Terra (CPT) ministrou um curso de formação sobre trabalho escravo para os profissionais da escola. Em sala de aula, os professores conduziram as discussões por meio de textos, gráficos, mapas e vídeos e orientaram a produção de telas, poemas, paródias e peças teatrais. A partir disso, os alunos realizaram atividades em escolas e comunidades vizinhas.

Aprender para compartilhar

Os alunos tiveram a oportunidade de passar os conhecimentos adiante e levar os resultados do projeto para além dos muros da escola. Fizeram oficinas em duas escolas estaduais e nas comunidades rurais de Santo Antônio, Paredão e Mato Grosso, onde organizaram rodas de conversa e apresentaram suas produções artísticas.

Depoimento

O projeto nos proporcionou muito mais do que conhecimento e informação para os trabalhadores e trabalhadoras de nossas comunidades. Graças a ele, também tivemos um grande desenvolvimento pedagógico para os profissionais da educação e estudantes. São essas ações que faz com que possamos contribuir para a melhoria na qualidade de vida das pessoas e para o fortalecimento dos camponeses e camponesas de nosso país.

Lucidio Sales, professor e responsável pelo projeto