Educadores e profissionais da Assistência Social de São Paulo (SP)

Em 2018 e 2019, a Repórter Brasil implementou o projeto Escravo, nem pensar! – Direito do migrante e prevenção ao trabalho escravo e infantil, dedicado à formação de educadores e assistentes sociais da rede pública do município de São Paulo. O objetivo foi a prevenção do trabalho escravo e do trabalho infantil de grupos vulneráveis a essas violações, como muitas comunidades de imigrantes do município.

A ação foi implementada em 59 escolas e 49 unidades socioassistenciais da capital paulista, situadas em regiões com as maiores concentrações dessa população. Ao todo, foram alcançadas 5.308 pessoas, entre alunos, professores, assistentes sociais e pessoas das comunidades.

Esse resultado é decorrente dos processos formativos realizados pelo Escravo, nem pensar! para educadores e profissionais da Assistência Social sobre o trabalho escravo e o direito à migração. Uma vez formado, esse público foi responsável por disseminar informações a respeito dessas questões para a população atendida nas escolas e nas unidades socioassistenciais.

O projeto foi realizado em conjunto com as secretarias municipais de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SP) e contou com o apoio da Laudes Foundation e a parceria da Comtrae-SP (Comissão Municipal para a Erradicação do Trabalho Escravo).

Acesse o caderno de resultados da iniciativa Escravo, nem pensar! no município de São Paulo – 2018/2019.