Conscientizar para não escravizar

O projeto teve como objetivo articular, através de palestras e outras ações, uma rede de prevenção e combate ao trabalho escravo com escolas e entidades locais, como sindicatos, associações de bairros e outras organizações sociais.

Visando multiplicar informações, foram organizadas palestras sobre os seguintes eixos temáticos: reforma agrária, direitos trabalhistas, desemprego e programas sociais. Em uma das ocasiões, o salão de eventos do Tucuruí Shopping Center recebeu a palestra “Trabalho escravo, trabalho infantil e prostituição”, além do debate com Valmir Freire, assessor do então senador José Nery (PSOL-PA) -, na época, presidente da subcomissão Temporária de Combate ao Trabalho Escravo no Senado.

Por fim, houve também uma apresentação do grupo Panada de teatro, com a peça “Depoimento”. As escolas trabalharam o tema de forma interdisciplinar dentro dos conteúdos programáticos. Os alunos da 6ª séria da Escola Maria Fernandes apresentaram os trabalhos referentes às pesquisas relacionadas à escravidão contemporânea e atividade foi filmada. Como estudo de meio, alunos dessa escola visitaram uma carvoaria para presenciar as condições de trabalho nessa atividade econômica que muitas vezes pratica o trabalho escravo.