Cidadão sim, trabalho escravo não

Este projeto, realizado com estudantes do ensino fundamental II, organizou palestras, seminários e oficinas de artesanato, com o propósito de refletir sobre noções de cidadania, propondo mudança de comportamento ao capacitar a comunidade escolar para uma forma de geração de renda alternativa.

A escola realizou ações concretas que complementaram a pesquisa teórica realizada pelos estudantes. Estes puderam perceber que, havendo alternativas de geração de renda em sua localidade, os trabalhadores não precisam migrar em busca de trabalhos incertos, uma das principais causas do aliciamento para o trabalho escravo.

Inicialmente, foi realizada uma pesquisa diagnóstica do perfil dos moradores do bairro, com o intuito de apresentar o resultado à comunidade e propor possíveis soluções para a melhoria de vida do bairro. O Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia ministrou palestras à comunidade e foi organizada uma exposição com as sandálias bordadas que foram produzidas no projeto.