Abaixo a escravidão contemporânea

Com o objetivo de refletir na escola sobre as questões sociais da realidade e realizar uma campanha de prevenção na comunidade por meio da informação, o projeto trabalhou o tema dentro dos conteúdos programáticos, assistiram documentários e realizaram pesquisas sobre direitos dos trabalhadores com foco no contexto do Pará. Os alunos elaboraram panfletos, cartazes, paródias, peças teatrais, gibis e faixas instrutivas sobre o tema para distribuir e informar a comunidade local.

Com o intuito de relacionarem o conteúdo das aulas com a ação na comunidade, os alunos prepararam um questionário com foco nas relações trabalhistas e realizaram pesquisa de campo entrevistando os trabalhadores dos bairros periféricos de Breu Branco. O objetivo era também diagnosticar o nível de conhecimento que a população tinha sobre o tema. No dia 07 de setembro, com o desfile cujo tema era “Escravidão: do período colonial à sociedade contemporânea”, tiveram a oportunidade de mostrar à sociedade de Breu Branco o processo histórico do trabalho escravo, desde o período colonial até os dias atuais.

Na culminância, o representante da Comissão Pastoral da Terra de Tucuruí apresentou dados sobre o trabalho escravo contemporâneo na região e os telefones para denúncia. Além disso, todas as produção didáticas foram expostas e ocorreu a importante apresentação de um júri simulado organizado pelos alunos da 8ª série do ensino fundamental.