Cadernos temáticos, livros, jogo e outras publicações do ENP! em formato digital.

Capa Título Ano Tipo

Folder “Trabalho escravo existe no Brasil – A Assistência Social pode ajudar a combater essa violação de direitos”

Folheto informativo sobre trabalho escravo contemporâneo destinado aos profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Secretarias estaduais e municipal de Assistência Social. O material traz informações fundamentais para orientar o atendimento desses profissionais aos trabalhadores resgatados do trabalho escravo contemporâneo. O objetivo é, por meio de informação especializada, fortalecer o papel desses… Leia mais »

2017

Folheto informativo

Tráfico de pessoas – Mercado de gente (2ª edição)

O tráfico de pessoas é uma violação de direitos humanos, e o principal objetivo daqueles que protagonizam esse crime é a exploração de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O caderno “Tráfico de pessoas – Mercado de gente” aborda o tema do tráfico de pessoas a partir de uma perspectiva de direitos humanos e convida o leitor a se familiarizar… Leia mais »

2016

Caderno temático

Escravo, nem pensar! no sul e sudeste do Pará – Experiências educacionais de prevenção ao trabalho escravo

A coletânea Escravo, nem pensar! no sul e sudeste do Pará – Experiências educacionais de prevenção ao trabalho escravo reúne as principais ações do projeto de formação continuada que o programa Escravo, nem Pensar! realizou em 11 municípios com alta incidência de trabalho escravo no Estado: Canaã dos Carajás, Curionópolis, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna,… Leia mais »

2016

Coletânea

Experiências comunitárias de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas – 2015

Em 2015, o Escravo, nem pensar!, por meio de seu 9º Fundo de Apoio a Projetos, apoiou 14 iniciativas de combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas em 13 municípios de sete estados brasileiros: Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Tocantins. O programa apoiou financeiramente e deu assessoria pedagógica a… Leia mais »

2016

Coletânea

Trabalho escravo nas oficinas de costura

Para cortar custos e se eximir da responsabilidade de arcar com direitos trabalhistas, é bastante comum que marcas populares e grifes renomadas terceirizem a sua produção de roupas. Infelizmente, a falta de controle sobre os fornecedores abre portas para a escravidão contemporânea e outras infrações trabalhistas nas oficinas de costura. Este fascículo desvenda o ciclo do trabalho… Leia mais »

2016

Fascículo

Amazônia: Trabalho escravo + dinâmicas correlatas

A Amazônia é conhecida como a maior e mais bela floresta tropical do mundo. Mas, nas últimas cinco décadas, cerca de 20% de sua vegetação original foi derrubada, principalmente na área conhecida como Arco do Desmatamento. Este material apresenta como se deu a ocupação na Amazônia nos últimos 50 anos a partir da expansão de grandes… Leia mais »

2015

Fascículo

Ciclo do trabalho escravo contemporâneo (2ª edição)

Aliciamento, migração forçada, exploração na frente de trabalho, fuga, denúncia às entidades competentes, fiscalização, libertação dos trabalhadores e retorno à terra natal. São essas as experiências pelas quais passam milhares de trabalhadores libertados da escravidão nas zonas rural e urbana do Brasil. A recorrência desses fenômenos nos permite identificar a existência de um ciclo do… Leia mais »

2015

Fascículo

As condições de trabalho no setor sucroalcooleiro

Este hotsite apresenta dados socioeconômicos recentes sobre o setor sucroalcooleiro e traz um panorama sobre as condições de trabalho presentes nos canaviais de todo o país, dando especial atenção às violações trabalhistas. Ele foi baseado em nosso fascículo impresso homônimo e traz o conteúdo de forma mais dinâmica e interativa, com animação, infográficos e vídeos. Nele você encontra: –… Leia mais »

2015

Hotsite

Experiências Comunitárias de Combate ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas – 2014

Esta publicação reúne 16 projetos dedicados ao combate do tráfico de pessoas e do trabalho escravo, desenvolvidos por escolas e entidades locais de municípios em diferentes estados brasileiros. As experiências comunitárias realizadas em 2014 foram apoiados pelo programa educacional Escravo, nem pensar!, da ONG Repórter Brasil, por meio do 8º Fundo de Apoio do programa, em parceria com o Ministério Público do… Leia mais »

2015

Coletânea

Trabalho Escravo Contemporâneo – Parauapebas contra essa prática

Produção: Prefeitura Municipal de Parauapebas – Secretaria Municipal de Educação Apoio: Repórter Brasil – Escravo, nem pensar! Lançamento: Janeiro de 2015 Em 2014, o município de Parauapebas, no Pará, participou de uma formação sobre trabalho escravo promovida pelo Escravo, nem pensar!. A partir daí, a Secretaria Municipal de Educação fomentou a abordagem e a realização de… Leia mais »

2015

Caderno temático

Trabalho escravo contemporâneo – 20 anos de combate (1995 – 2015)

Em 2015, o Brasil completa 20 anos de combate ao trabalho escravo. Desde 1995, quando o governo brasileiro reconheceu essa violação de direitos humanos no país, mais de 47 mil trabalhadores foram resgatados em condições degradantes de trabalho, submetidos a jornadas penosas e abusivas. Esta publicação, produzida pela Repórter Brasil e pelo Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho), apresenta as… Leia mais »

2015

Fascículo

As condições de trabalho no setor sucroalcooleiro

A história da cana-de-açúcar confunde-se com a do próprio Brasil. Atualmente, o setor sucroalcooleiro ainda é um dos mais relevantes e expressivos na economia brasileira, devido à exportação de açúcar e do bioetanol, ambos produtos da cana-de-açúcar. Contudo, é preciso ressaltar que nem sempre as condições dos trabalhadores dessa atividade são as melhores.  Cortadores de cana… Leia mais »

2014

Fascículo

Escravo, nem pensar! 10 anos: Memória e Registro

O livro comemorativo apresenta um panorama de ações e resultados alcançados pelo programa Escravo, nem pensar! nestes 10 anos de existência. As páginas, ricamente ilustradas com fotos e imagens, exibem também considerações de entidades parceiras, relatos de educadores e educadoras que participam da rede do programa e depoimentos de ex-integrantes e da equipe atual do… Leia mais »

2014

Livro institucional

Meia Infância – O trabalho infanto-juvenil no Brasil hoje

O trabalho infantil é uma violação de direitos  compromete o desenvolvimento integral de milhões de meninos e meninas no Brasil. Desde a década de 1990 até hoje, o país reduziu significativamente o problema, avançou em legislação e políticas públicas, e conseguiu uma forte mobilização da sociedade civil contra a entrada precoce de crianças e adolescentes… Leia mais »

2014

Caderno temático

As condições de trabalho na construção civil

A construção civil é um dos setores que mais cresce no Brasil. Apesar dos investimentos bilionários e da massiva geração de emprego, esse crescimento não foi capaz de resolver um problema crônico: as más condições de trabalho. Neste fascículo, lançado em setembro de 2014, destacamos algumas situações a que estão expostos milhares de trabalhadores do… Leia mais »

2014

Fascículo

Biodiesel, 10 anos – Os desafios da inclusão social e produtiva

O Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis, coordenado pela ONG Repórter Brasil, analisa os avanços do Programa Nacional de Produção de Biodiesel ao longo desta primeira década de existência. O programa foi concebido pelo governo federal com um componente social importante e inédito: o estímulo à compra de matéria-prima produzida por agricultores familiares. No caderno, são discutidos os principais obstáculos que… Leia mais »

2014

Caderno temático

Escravo, nem pensar!

O jogo digital Escravo, nem pensar! é um entretenimento e, sobretudo, um instrumento didático pedagógico para instigar a reflexão e a discussão desse tema complexo nas escolas e em outros ambientes. Por meio dele, o jogador se familiariza com as situações enfrentadas por trabalhadores submetidos ao trabalho escravo, desde a saída de suas cidades de origem até as… Leia mais »

2014

Jogo didático

Escravo, nem pensar! – Experiências Comunitárias de Combate ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas – 2013

Neste caderno, a equipe do programa Escravo, nem pensar! apresenta 14 experiências comunitárias de combate e prevenção ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo contemporâneo, realizadas por professores, lideranças comunitárias, entidades da sociedade civil e agentes pastorais. Essa publicação foi produzida pelo programa com apoio do Ministério Público do Trabalho para divulgar ações de indivíduos e… Leia mais »

2014

Coletânea

Ciclo do Trabalho Escravo Contemporâneo

Aliciamento, migração forçada, exploração na frente de trabalho, fuga, denúncia às entidades competentes, fiscalização, libertação dos trabalhadores e retorno à terra natal. São essas as experiências pelas quais passam milhares de trabalhadores libertados da escravidão nas zonas rural e urbana do Brasil. A recorrência desses fenômenos nos permite identificar a existência de um ciclo do… Leia mais »

2014

Fascículo

“Trabalho Escravo Contemporâneo: Educar, para não escravizar”

Quem ainda não sabe o que é trabalho escravo contemporâneo e como ele acontece terá um belo material de estudo nesta cartilha produzida pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Maria (PA) e pela Comissão Pastoral da Terra de Xinguara (PA). O seu objetivo, além de valorizar os trabalhos produzidos nas escolas, é justamente servir… Leia mais »

2013

Cartilha

“Escravo, nem pensar!” – Manual

ESGOTADO O jogo de tabuleiro Escravo, nem pensar! tem como objetivo difundir a luta para a erradicação do trabalho escravo e engajar o público infanto-juvenil nessa temática, por meio de uma abordagem lúdica e criativa. O manual do jogo apresenta componentes e regras, com exemplos de jogadas. O material foi distribuído para professores e educadores sociais de todo… Leia mais »

2013

Jogo didático

“Trabalho escravo hoje no Brasil”

Em 2007, foi realizado o concurso Trabalho escravo hoje no Brasil, de poesias, paródias, textos dissertativos e desenhos, entre diversas escolas do município de Xinguara, no Pará, em uma parceria entre a Comissão Pastoral da Terra, a Secretaria Municipal de Educação, a ONG Repórter Brasil e os participantes do “Escravo, nem pensar!”. Os selecionados tiveram seus trabalhos… Leia mais »

2007

Concurso da Abolição – “Escravo, nem pensar!”

Em 2009, foi realizado o Concurso da Abolição em quatro municípios do Estado do Tocantins (Araguaína, Colinas, Santa Fé do Araguaia e Xambioá), em uma parceria entre a Comissão Pastoral da Terra, a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae) e a Repórter Brasil. Mais de 3 mil pessoas se envolveram nas atividades. A cartilha pode… Leia mais »

2011

Cartilha

“Educar para não escravizar”

Em 2009, estudantes de mais de 25 escolas se envolveram na produção de desenhos e poemas sobre escravidão contemporânea para o concurso Educar para não escravizar realizado no município de Marabá, no Pará, promovido pela Comissão Pastoral da Terra e Repórter Brasil, em parceria com as secretarias municipal e estadual de educação. O tema foi amplamente… Leia mais »

2009

Cartilha

Escravo, nem pensar! – Experiências comunitárias de combate à escravidão – 2010

Em 10 municípios de seis Estados do país, professores, professoras, estudantes, sindicatos e entidades da sociedade civil dedicaram-se a desenvolver ações para prevenir o trabalho escravo rural contemporâneo. Apoiados pelo programa educacional Escravo, nem pensar!, coordenado pela ONG Repórter Brasil, e pela Catholic Relief Services, onze projetos comunitários elaboraram soluções diversificadas e criativas para alertar crianças,… Leia mais »

2010

Coletânea

Deserto Verde – Os impactos do cultivo de eucalipto e pinus no Brasil

Este caderno apresenta os impactos da expansão do monocultivo de eucalipto e pinus no Brasil. Nela, são identificados os principais atores envolvidos nos conflitos que decorrem das plantações dessas duas árvores, relacionados ao acesso a terra, água e recursos naturais. A cartilha foi elaborada pelo programa “Escravo, nem pensar!” com base em pesquisa do Centro… Leia mais »

2011

Caderno temático

Cadeias produtivas e trabalho escravo: Cana – Carne – Carvão – Soja – Babaçu

A publicação reúne exemplos de produtos que utilizaram mão de obra escrava em algum momento de sua cadeia produtiva, apontando a trajetória dessas mercadorias desde a origem até chegar ao consumidor final. Traz também duas sugestões de atividades para ajudar a promover o debate sobre a produção e o consumo de diversos produtos presentes no cotidiano. A cartilha foi… Leia mais »

2011

Caderno temático

Escravo, nem pensar! – Experiências comunitárias de combate à escravidão – 2011

O material reúne informações detalhadas dos 15 projetos financiados pelo Escravo, nem pensar!, em 2011. Distribuídos por seis estados (BA, MA, MT, PA, PI e TO), as experiências tiveram o objetivo comum de disseminar informações sobre o trabalho escravo contemporâneo no meio rural, alertando estudantes e comunidades sobre o perigo do aliciamento de trabalhadores e… Leia mais »

2011

Coletânea

“Almanaque do Alfabetizador”

Cartilha produzida pela ONG Repórter Brasil em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Organização Internacional do Trabalho. Traz mapas, imagens e informações sobre trabalho escravo contemporâneo em linguagem simples. A primeira edição foi impressa em 2006 e distribuída gratuitamente a 42 mil educadores, educadoras e lideranças populares das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste… Leia mais »

2009

Cartilha

Caderno “Escravo, nem pensar! – Experiências comunitárias de combate à escravidão – 2012”

Neste caderno, a equipe do programa Escravo, nem pensar!, da ONG Repórter Brasil, apresenta 15 experiências comunitárias de combate e prevenção ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo contemporâneo, realizadas por professores, lideranças comunitárias, entidades da sociedade civil e agentes pastorais. Essa publicação foi produzida pelo programa para divulgar ações de indivíduos e entidades que… Leia mais »

2012

Coletânea

Trabalho escravo urbano

O fascículo “Trabalho Escravo Urbano” foi produzido pelo programa Escravo, nem pensar!, da ONG Repórter Brasil. Nessa iniciativa, assim como no fascículo “Trabalho Escravo e Destruição do Meio Ambiente”, o objetivo é fomentar o debate sobre o trabalho escravo contemporâneo dentro da sala de aula e nas comunidades como forma de prevenção e combate a este… Leia mais »

2012

Fascículo

Tráfico de pessoas – Mercado de gente

Este caderno temático foi produzide pelo programa “Escravo, nem pensar!” da Repórter Brasil, com apoio do Ministério Público do Trabalho no Mato Grosso. Seu objetivo é contribuir para a reflexão em comunidades e escolas sobre as causas e consequência do tráfico de pessoas e sobre as ações necessárias para o enfrentamento deste crime.

2012

Caderno temático

Trabalho Escravo e Destruição do Meio Ambiente

O fascículo “Trabalho Escravo e Destruição do Meio Ambiente” foi produzido pelo programa “Escravo, nem pensar”, da ONG Repórter Brasil. Nessa iniciativa, assim como no fascículo “Trabalho Escravo Urbano”, o objetivo é fomentar o debate sobre o trabalho escravo contemporâneo dentro da sala de aula e nas comunidades como forma de prevenção e combate a este… Leia mais »

2012

Fascículo

Migração – O Brasil em movimento

As migrações fazem parte da história da humanidade. Graças a esse fenômeno universal, muitos povos e países se constituíram pela miscigenação de etnias e pela fusão de culturas. No Brasil, as migrações tiveram papel fundamental na sua formação. Diante disso, arriscamos a perguntar ao leitor: “Quem não é migrante?” A migração deve ser considerada um… Leia mais »

2012

Caderno temático

Escravo, nem pensar! – uma abordagem sobre trabalho escravo contemporâneo na sala de aula e na comunidade

Há trabalho escravo no Brasil? Muitas pessoas ainda questionam a existência dessa prática. Mas os números nos mostram a realidade: desde 1995, quando o governo brasileiro admitiu a existência do trabalho escravo contemporâneo no país, até 2011, mais de 43 mil pessoas foram resgatadas dessa situação. Casos de jornadas exaustivas, ameaças físicas e psicológicas, servidão… Leia mais »

2012

Livro didático

Moendo Gente – A situação do trabalho nos frigoríficos

Provavelmente, quem compra uma picanha, uma linguiça ou um filé de frango no supermercado não imagina que, por trás do pacote bem embalado, existam histórias de milhares de trabalhadores que adoecem e se lesionam gravemente todos os dias nas linhas de abate de bovinos, suínos e aves. Graves cortes com facas, além de doenças causadas… Leia mais »

2013

Caderno temático