Orientações para atividades em sala de aula sobre os temas abordados no programa.

Capa Título Ano Tipo

Dramatização entre trabalhador e aliciador

O aliciamento é, em geral, a porta de entrada para o trabalho escravo, por isso é importante entender suas características, sua relação com a situação de vulnerabilidade socioeconômica do indivíduo e saber como evitar essa situação.Para Para tratar do tema, você pode pedir aos alunos que façam uma encenação simulando o encontro entre um trabalhador… Leia mais »

Dramatização

Monte o ciclo do trabalho escravo

Uma ótima atividade para realizar com os alunos é a montagem do ciclo do trabalho escravo. Ao montar o ciclo, você retoma as principais características que envolvem o trabalho escravo contemporâneo e facilita o entendimento de forma lúdica. No arquivo abaixo, você encontra todos os desenhos necessários para realizar a atividade.   1 – Vulnerabilidade social 2… Leia mais »

Plano de aula: O que é trabalho?

Ano de publicação: 2015 Esta atividade busca levar os alunos à reflexão sobre a relação do ser humano com o trabalho, sendo uma ótima opção para a abordagem do tema na sala de aula durante a semana do dia 1º de maio (Dia do Trabalho). O trabalho é uma atividade essencialmente humana que organiza a… Leia mais »

Pecuária

O Brasil possui o maior rebanho bovino comercial do mundo e as áreas de pastagem continuam crescendo. Mas qual a real dimensão desse fato, em especial na Amazônia? Esta atividade tem como objetivo analisar os efeitos socioambientais que a pecuária acarreta, buscando relacioná-los ao desmatamento da Amazônia, à ocorrência de trabalho escravo e à sua… Leia mais »

2011

Plano de aula

Concentração de terras

Esta atividade tem como objetivo discutir uma questão que está presente em nossa história desde que as caravelas portuguesas aqui desembarcaram: a concentração da terra. O nosso país é um dos mais desiguais neste quesito: poucos detêm muita terra, muitos têm pouca terra ou terra nenhuma. Nesta atividade, vamos estudar como se dá a distribuição… Leia mais »

2011

Plano de aula

Soja

O objetivo desta atividade é discutir a lógica do agronegócio presente na expansão do cultivo da soja, ressaltando a ligação com o latifúndio, concentração fundiária, monocultura e exportações. Além disso, salientar a presença do trabalho escravo nessa produção. Esta atividade incentiva a pesquisa, a organização de idéias e a argumentação por parte da turma.  … Leia mais »

2010

Plano de aula

Trabalho escravo

O objetivo desta atividade é trabalhar com a definição e as características do trabalho escravo da zona rural do Brasil, realçando a desumanização por que passam os trabalhadores envolvidos, tratados “pior do que animais”. Esta atividade também estimula a interpretação de texto, a escrita e a criatividade.   [bsbutton size=”small” style=”success” icon=”icon-download-alt” iconcolor=”black” text=”Baixar PDF”… Leia mais »

2010

Plano de aula

Cerrado, desmatamento e carvoarias

Esta atividade tem por objetivo estudar o Cerrado, um dos principais biomas brasileiros. Observaremos suas características naturais, riquezas culturais e aspectos geográficos, levando em consideração o conjunto de impactos gerados pelo atual modelo de desenvolvimento que se expande na região, encarnado principalmente no cultivo de soja e de cana e nas carvoarias. Apesar de ser… Leia mais »

2011

Plano de aula

Repórter Brasil na sala de aula: pesquisa no Mapa Social

Esta atividade inaugura a série Repórter Brasil na sala de aula, que pretende trazer algumas ideias de como aproveitar o conteúdo produzido pela organização para provocar debates e reflexões sobre a realidade agrária brasileira na escola, sempre relacionando à realidade de sua localidade. Nesta edição, apresentamos um site produzido pela Agência de Notícias da Repórter Brasil e lançado em maio… Leia mais »

2012

Plano de aula

Repórter Brasil na sala de aula: trabalho escravo nas confecções

Apresentamos mais uma nova proposta de atividade sobre os temas abordados pelo programa Escravo, nem pensar!, da ONG Repórter Brasil. Ela é a segunda da série Repórter Brasil na sala de aula, que pretende trazer ideias de como aproveitar o conteúdo produzido pela organização para provocar debates e reflexões na escola sobre a realidade rural e urbana… Leia mais »

2012

Plano de aula

Migração e cana-de-açúcar

O objetivo desta atividade é estudar os fluxos migratórios do Brasil, suas causas, rotas e configurações socioespaciais. Embora a migração não ocorra única e exclusivamente por conta de motivos econômicos, essa atividade busca lançar luz sobre a relação entre o vigor de certas atividades econômicas, sua lógica produtiva e a busca de um determinado perfil… Leia mais »

2010

Plano de aula