Links para relatórios, blogs, reportagens e outros sites relacionados a trabalho escravo.

Tópico Nome Descrição
Artigo acadêmico Estratégias de comunicação em redes de denúncia no contexto da escravidão contemporânea no Maranhão: o caso do programa “Escravo, nem pensar!” "O artigo analisa a atuação de ações do programa Escravo, nem pensar!, da ONG Repórter Brasil junto à rede pública de ensino do município de Açailândia (MA), em parceria com o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán. O projeto faz parte da rede de denúncia no contexto do trabalho escravo no Maranhão e conta com estratégias de comunicação dos movimentos sociais organizados. O estudo foi realizado pelo projeto de pesquisa Vozes da Esperança, que tenta entender as principais estratégias para aliciamento e denúncia da escravidão contemporânea no Maranhão. O interesse da pesquisa está focado no estudo das redes e da comunicação como estratégia de mobilização social."
Questão agrária Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – NERA No NERA (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária) são desenvolvidas pesquisas em nível de pós - graduação: mestrado, doutorado e pós-doutorado; em nível de graduação: iniciação científica e bacharelado por mais de uma dezena de pesquisadores. O núcleo presta assessoria ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST - à Comissão Pastoral da Terra - CPT - à Via Campesina - Brasil e ao Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA.
Tráfico de pessoas I Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Em 8 de janeiro de 2008, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu, pelo Decreto nº 6.347, o I Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (I PNETP), que tem o objetivo de prevenir e reprimir o tráfico de pessoas, bem como responsabilizar os seus autores e garantir atenção e suporte às vítimas.
Tráfico de pessoas Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Desde sua aprovação, em 2006, a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas instituiu no país, pela primeira vez, uma política de Estado que consolidou princípios, diretrizes e ações de prevenção, repressão e responsabilização deste crime organizado transnacional, além do atendimento às vítimas.
Trabalho escravo Ministério do Trabalho e Emprego Documentos, notícias e arquivos sobre o combate ao trabalho escravo.
Trabalho Consolidação das Leis do Trabalho Esta Consolidação estatui as normas que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho, nela previstas.
Trabalho escravo Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC) O Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC), criado em 2003, faz parte do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e contribui para a produção e difusão de conhecimento sobre o tema, atendendo à vocação universitária para o ensino, a pesquisa e a extensão.
Trabalho Organização Internacional do Trabalho – publicações A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.
Trabalho escravo Trabalho Escravo no Brasil no Século XXI – parte 2 O estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), finalizado em janeiro de 2005, apresenta e analisa as causas que dão origem ao trabalho escravo e a magnitude do problema. Analisa também as principais formas que a escravidão contemporânea assume hoje no Brasil e as suas áreas de maior incidência, tanto em termos geográficos quanto dos setores da economia.
Trabalho escravo Trabalho Escravo no Brasil no Século XXI – parte 1 O estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), finalizado em janeiro de 2005, apresenta e analisa as causas que dão origem ao trabalho escravo e a magnitude do problema. Analisa também as principais formas que a escravidão contemporânea assume hoje no Brasil e as suas áreas de maior incidência, tanto em termos geográficos quanto dos setores da economia.
Educação Fórum Regional de Educação do Campo no Sul e Sudeste do Pará O Fórum Regional de Educação do Campo do Sul e Sudeste do Pará [FREC], constituído em maio de 2005, a partir da 2ª Conferência Regional de Educação do Campo, é fruto das lutas e articulação dos movimentos e organizações sociais e universidade pública por uma educação ‘do’ campo, envolvendo também a participação de representantes de governos municipais.
Educação Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos Ao mesmo tempo em que aprofunda questões do Programa Nacional de Direitos Humanos, o PNEDH incorpora aspectos dos principais documentos internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário, agregando demandas antigas e contemporâneas de nossa sociedade pela efetivação da democracia, do desenvolvimento, da justiça social e pela construção de uma cultura de paz.
Educação Rede de Educação em Direitos Humanos no Brasil O Projeto “Capacitação de educadores da rede básica de ensino em Educação em Direitos Humanos” tem como objeto a promoção de mudanças no sistema educacional de ensino no sentido de implementar uma cultura de Direitos Humanos nas escolas. Trata-se de uma ação estratégica do eixo Educação Básica do PNEDH, dentro das diretrizes do Plano Mundial de Educação.
Tráfico de pessoas II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Após avaliação da implantação do 1º PNEPT, iniciou-se a construção a várias mãos do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em 2011. Com a participação de órgãos públicos, sociedade civil e organismos internacionais, o texto do II PNEPT espelha o avanço que se alcançou no combate a esse fenômeno mundial e os desafios que ainda devem ser respondidos de maneira coletiva e compromissada.
Materiais produzidos no I Encontro Nacional do “Escravo, nem pensar!” Fotos, vídeos e apresentações de palestrantes produzidas no encontro realizado em outubro de 2009, em Açailândia (MA), que reuniu lideranças populares, educadores e educadoras para discutir trabalho escravo contemporâneo e outros temas relacionados.
Questão agrária Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): Biblioteca virtual Artigos, cartilhas, dados, documentos, entrevistas, entre outras publicações do MST.
Questão agrária Atlas da Questão Agrária Brasileira O Atlas da Questão Agrária Brasileira apresenta mapas e textos sobre diversos aspectos da questão agrária sobre o território nacional. O documento faz parte da tese de doutorado em Geografia de Eduardo Paulon Girardi, intitulada "Proposição teórico-metodológica de uma Cartografia Geográfica Crítica e sua aplicação no desenvolvimento do Atlas da Questão Agrária Brasileira".  
Questão agrária Comissão Pastoral da Terra (CPT): Publicações Relatórios, cartilhas, documentos e cartas publicados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Questão agrária Conexões Sustentáveis: São Paulo – Amazônia A iniciativa Conexões Sustentáveis: São Paulo - Amazônia busca mobilizar as cadeias de valor dos setores da pecuária, da madeira e da soja através de pactos setoriais para a preservação da floresta amazônica e seus povos.
Trabalho escravo Documentos para pesquisa sobre trabalho escravo Artigos e documentos publicados pela ONG Repórter Brasil e por outras entidades e autores que são referência na abordagem do trabalho escravo contemporâneo.
Trabalho escravo 2º Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo Publicação contendo o texto do novo Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, com 66 ações a serem desenvolvidas por entidades governamentais e da sociedade civil. Foi lançado em setembro de 2008 pelo governo federal.
Agrocombustíveis Relatórios do Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis da ONG Repórter Brasil Relatórios de projetos de monitoramento do Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis realizados entre 2008 e 2012.