Localizado no leste do Pará, o município de Paragominas foi inicialmente formado por pioneiros goianos, mineiros, baianos e paulistas, fato que ficou registrado no seu nome. Sua fundação é atrelada à construção da rodovia Belém-Brasília na década de 70, que agilizou o desenvolvimento da atividade pecuária na região. Assim como outros municípios do estado, a pecuária veio junto a grandes índices de desmatamento. Na década de 90, Paragominas chegou a ser um dos principais polos produtor de madeira do país, ao mesmo tempo em que chegou a ser a maior produtora de bovinos do Pará.

Atualmente, o município busca reverter o desmatamento histórico da Amazônia por meio de políticas públicas específicas. Com isso, tornou se símbolo do projeto “Município Verde” lançado pelo governo federal de combate ao desmatamento na Amazônia.

Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), ocorreram, entre 2003 e 2012, 20 casos de trabalho escravo no município, que resultaram na libertação de 417 trabalhadores.

Atividades realizadas

Projetos comunitários

Comentários fechados.