Escravo, nem pensar! promove novos encontros pedagógicos no Pará

Professores fazem balanço dos resultados do processo formativo iniciado em 2012

Nos dias 05 e 09 de dezembro, o programa Escravo, nem pensar! promoveu novos encontros pedagógicos com professores de Rio Maria e Pacajá, no Pará, respectivamente. Os encontros foram apoiados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e contaram com a parceria das Secretarias Municipais de Educação e das equipes da Comissão Pastoral da Terra em Tucuruí e em Xinguara.

mapa dos municípios - ParáOs objetivos deste segundo e último encontro foram registrar as atividades escolares produzidas sobre o tema do trabalho escravo contemporâneo e sistematizar e avaliar coletivamente os resultados do processo formativo, iniciado no ano passado com uma formação de 40 horas.

Em Pacajá, município localizado no sudoeste do estado e cortado pela rodovia Transamazônica, os professores relataram abordagens do tema relacionadas à migração e ao desmatamento em aulas de História, Língua Portuguesa e Sociologia. Além disso, fizeram avaliações positivas a respeito da atuação do programa e participaram de uma discussão sobre a importância de se pautar a Educação em Direitos Humanos nas escolas.

Em Rio Maria, no sul paraense, o resultado não foi diferente. Os professores participantes relataram os efeitos positivos que as atividades temáticas trouxeram para a aprendizagem dos alunos, especialmente em exercícios de leitura e escrita. O fato de trabalharem com um tema social pertencente à realidade local facilitou muito a compreensão do público participante. As belas produções artísticas dos alunos podem ser conferidas na cartilha “Trabalho Escravo Contemporâneo: Educar, para não escravizar”.

Com vistas à perenidade na abordagem do tema, a Secretaria Municipal de Educação de Rio Maria incluiu o trabalho escravo contemporâneo no conteúdo programático da disciplina Noções em Direitos Humanos.

Concluídas as etapas presenciais, o programa Escravo, nem pensar! manterá contato virtual com os professores, compartilhando novidades e novos materiais didáticos.