ENP! previne 227 mil do trabalho escravo no MA

Segunda edição do projeto Escravo, nem pensar! no Maranhão é implementada em 271 escolas de 72 municípios em 2018. Confira o resultado na publicação

Repórter Brasil preveniu 227.900 pessoas do trabalho escravo no Maranhão. O resultado decorre do projeto realizado em 2018 pela Repórter Brasil e a Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (Seduc-MA), que abordou o tema do trabalho escravo em 271 escolas públicas de 72 municípios vulneráveis ao aliciamento e à exploração de trabalhadores.

Essa segunda edição do projeto no estado contou com o apoio da Organização Internacional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho e com parceria da Coetrae-MA (Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo no Maranhão). A primeira etapa se deu entre 2015 e 2016, quando outras 130 mil pessoas também foram prevenidas do problema (Saiba mais clicando aqui).

As ações e resultados do projeto são apresentados no caderno Escravo, nem pensar! no Maranhão – 2018. O material reúne as principais experiências educacionais desenvolvidas pelas escolas e seus desdobramentos nas comunidades (Baixe aqui o caderno de resultados).

Veja outras notícias sobre o projeto:

ENP! amplia projeto sobre trabalho escravo no MA

Programa Escravo, nem pensar! realiza estudo de campo no Maranhão

Trabalho escravo

O Maranhão é o estado que mais emite trabalhadores que acabam explorados em outros lugares do Brasil. Mais de 8 mil trabalhadores de origem maranhense foram resgatados do trabalho escravo no país entre 2003 e 2017, número que representa 22,9% do total, de acordo com dados da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia. Além disso, o Maranhão figura entre os cinco estados com os maiores índices dessa prática criminosa em seu território, com mais de 3,3 mil trabalhadores resgatados desde 1995.